22.4.09

Resposta à dúvida do grupo CrazyMath!

Olá a todos!

O grupo CrazyMath enviou-me um comentário com um pedido de ajuda:

"Stora não percebo o que é para fazer na questão 5 desta etapa. "

Vou responder à dúvida aqui através deste post pois podem ter surgido mais grupos com a mesma dúvida e assim todos poderão ver a resposta. Já agora, sugiro-vos uma visita ao blogue dos CrazyMath, pois este grupo tem trabalhado muito bem!

Recordam-se quando na aula vos referi que os dados estatísticos podem ser usados de forma sensasionalista ou de forma pouco correcta? Dei-vos o exemplo de alguns produtos que referem dados estatísticos mas que muitas vezes não especificam o estudo que se fez... Por exemplo, é frequente ouvirmos em anúncios que 8 em cada 10 mulheres comprovaram que um determinado creme lhes retirou todas as rugas...! No entanto não apresentam o estudo efectuado nem a ficha técnica...!

Vejamos outro exemplo:
Um vendedor de uma fábrica de sapatilhas teve que apresentar ao conselho de Administração da empresa um relatório da evolução de vendas. Efectuou o estudo e obteve o seguinte gráfico:

Mas para impressionar a Administração alterou o gráfico:

Qual foi o truque? O vendedor manteve a escala horizontal e alterou a escala vertical cuja origem passou de 0 a 5000! Com isto fez com que o aumento parecesse muito maior...!

Ajudou? :)

Fonte: Fernandes, D. (2002). Matemática 7 - parte 2. Perafita: Areal Editores

1 comentário:

Deixe aqui o seu comentário: